PSD E PS da Estrela dão as mãos pela Guilherme Cossoul

A Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul é uma Instituição Cultural enraizada na Freguesia da Estrela e com 132 anos de História.
Recentemente o edifício onde se encontra instalada foi vendido, lançando incerteza sobre o futuro da própria Instituição.

Desde o primeiro dia que a Junta da Estrela preparou uma solução que passa pela oportunidade de requalificação do Centro Comunitário da Madragoa (CCM – antiga Junta de Santos-o-Velho) num centro Cultural de base Comunitária onde pudessem ser integradas várias instituições da Freguesia que têm reconhecido trabalho nesta área e relevo para a Comunidade Local e para a Cidade.

Esta foi a proposta do Presidente Luís Newton à Direção da Cossoul ainda no primeiro semestre de 2017 (mal foi dada a conhecer a situação de risco da Instituição) e na Reunião da 7ª Comissão da Assembleia Municipal, realizada no dia 10 de janeiro de 2018, a propósito do impasse a que se chegou e o risco iminente de despejo da Cossoul, Luís Newton, que foi ouvido em Audição da Comissão, voltou a reforçar esse projeto da Junta, alertando para o facto de já terem passado mais de sete meses sobre essa proposta e ainda não existir qualquer decisão, que está dependente da aceitação por parte da Cossoul e da CML.
Recorde-se que o CCM fica a pouco mais de 50 metros de distância das atuais instalações da Cossoul, facto que iria ser determinante para evitar as consequências de um desenraizamento desta Instituição.

Igualmente relevante foi o facto de o Presidente Luís Newton, aproveitando a presença do Presidente da Assembleia de Freguesia da Estrela (Luís Monteiro), também ele deputado municipal eleito pelo PS, ter lançado o desafio de esta proposta poder ter um apoio alargado na Assembleia de Freguesia da Estrela.
Luís Monteiro aproveitou para afirmar que: “A Cossoul é uma Instituição que faz parte da Freguesia e do Bairro da Madragoa”, aceitando o repto, classificando a proposta de muito importante para a manutenção da Cossoul na Estrela e na Madragoa.