Projeto Tagus |Colégio de Santa Maria na defesa dos rios e oceanos

O Presidente da Junta de Freguesia da Estrela esteve a convite da Direção do Colégio de Santa Maria, uma das Instituições Educativas da Freguesia da Estrela, na apresentação do Projeto TAGUS, um admirável trabalho interdisciplinar de abordagem aos conceitos inerentes à literacia dos rios e oceanos. O Projeto envolveu toda a Comunidade Educativa do Colégio, com especial intervenção no 2º e 3º ciclo, e incluiu a concretização de uma parceira com a ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

Luís Newton assistiu à exposição dos alunos que participaram no Projeto numa abordagem integrada de respeito e proteção da “Terra, com um oceano global e muito diverso”. Durante o processo de exploração e desenvolvimento do Projeto TAGUS foram realizadas saídas de campo ao Estuário do Tejo e os alunos tiveram a oportunidade de participar em eventos e intercâmbios, (Finlândia e Dinamarca) ampliando os saberes e o conhecimento sobre a importância do mar e zonas costeiras.

Foi também apresentado um kit de monotorização da água desenvolvido pelos alunos da Escola Gustave Eiffel.

Os resultados práticos e humanos do Projeto não poderiam ser mais enriquecedores para toda a Comunidade Escolar, reiterando com a abordagem a várias realidades geográficas a importância da preservação dos Oceanos que merecem e precisam ser sempre preservados.