Programa Fomecas e a Horta Pedagógica da Escola Fernanda de Castro

Programa Fomecas e a Horta Pedagógica da Escola Fernanda de Castro

À semelhança do ano letivo anterior, o Projeto Fomecas associou-se ao projeto “Hortas na Escola” com o objetivo comum de despertar nas crianças o interesse por uma alimentação saudável e hábitos de consumo ambientalmente sustentáveis.

Na escola EB1/JI Fernanda de Castro, preserva-se o contacto com a natureza. As crianças têm a oportunidade de pôr as mãos na terra, plantar, acompanhar o crescimento das plantas, colher, confecionar e saborear o que de tão nutritivo a mãe-natureza nos dá: os hortícolas!

Elementos ativos do processo “da horta para o prato”, as crianças tomam conhecimento da origem dos legumes, da sua composição nutritiva e do impacto benéfico na saúde de quem os consome. Por outro lado, é uma grande oportunidade para os agentes educativos envolvidos de sensibilizar para o consumo dos produtos naturais, sazonais e de cultivo local.

No decorrer do presente ano letivo, as crianças do Jardim de Infância e do 1º Ciclo viram as alfaces de várias espécies, os brócolos, o alho francês, as cenouras e cebolas, os espinafres e as couves, as favas e as ervilhas crescerem. Já sabem identificá-los e já compreendem o processo da sementeira à colheita. É com muito entusiasmo que se dirigem à horta para colher os legumes e os apresentam em sala de aula aos colegas. Sabem que vão ser confecionados para a sopa do dia, ou em saladas para acompanhar o prato ou até mesmo em quiches de legumes para um lanche especial.

É bom contribuir para o crescimento saudável das nossas crianças!
É bom contribuir para o desenvolvimento de crianças felizes!
*