Procissão e Inauguração do Painel de Azulejos na Fonte Santa

A Fonte Santa é um local simbólico e histórico da Freguesia da Estrela. O seu nome deve-se à crença popular nas capacidades curativas da sua água, que surgiu devido ao aparecimento de uma imagem de Maria junto a esta fonte, há cinco séculos. A população venerou a Santa neste local, tendo utilizado a sua água para lavar feridas, beber água e lavar os olhos, ao longo dos últimos séculos.

No dia 23 de abril, a história e a crença foram impressas de uma forma especial, neste local de grande importância cultural e comunitária. O Painel de Azulejos desenvolvido num projeto da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres com a Junta de Freguesia da Estrela foi inaugurado: um registo simbólico da história deste local marcante para a população da Freguesia. Neste domingo, os moradores assistiram à inauguração, que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, e participaram na procissão de homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres.

Uma homenagem a um local de devoção e de crença, que uniu moradores, Igreja e a Junta de Freguesia, e que representa – e continuará a representar – um momento de enorme importância para a Comunidade local.