Pavilhão da Lapa acolhe pessoas em situação de sem-abrigo durante a vaga de frio

Devido à vaga de frio que atingiu o país, decidimos ativar um plano de emergência inédito para apoiar as pessoas em situação sem-abrigo da cidade, constituindo-se como reforço local no âmbito do Plano de Contingência da Câmara Municipal de Lisboa.

Nesta passada noite, a ação conjunta da Junta de Freguesia da Estrela com a Associação ATOS DE MUDANÇA e a Refood da Estrela recebeu 24 pessoas em situação de sem-abrigo. Excedendo assim o número de camas inicialmente disponíveis (20), este foi um desafio facilmente ultrapassado e foram disponibilizadas mais vagas para os próximos dias.

Uma das principais preocupações incidiu nos animais de companhia. Neste sentido, tivemos o cuidado de realojar, também, os amigos de quatro patas e prestámos alguns cuidados básicos. A cadela “Preta”, por exemplo, foi a primeira a chegar ao nosso Espaço de Apoio. Foi desparasitada, alimentada e recebeu uma consulta.

De manhã, servimos o pequeno-almoço e abrimos os balneários para higiene pessoal.
É importante destacar que a ação dos nossos técnicos e das Associações parceiras pretende assegurar que estas pessoas também recebem acompanhamento e apoio depois desta vaga, de forma a que possam sair da Rua e conheçam uma solução definitiva, bem como para, em situações semelhantes no futuro, saberem que podem contar novamente com o nosso apoio.

É a primeira vez que fazemos algo assim e os resultados estão a ser muito encorajadores.
Este plano deverá permanecer ativo até à manhã de sexta-feira.