Oficina de Transformação de Roupa: a nova vida do vestuário

Oficina de Transformação de Roupa: a nova vida do vestuário

A Oficina de Transformação de Roupa foi criada no âmbito do projeto Estrela Circular.
Este projeto prevê, sobretudo, envolver a Comunidade através de atividades que ajudem a criar consciência para este tema.

Nesta Oficina participaram pessoas de gerações muito diferentes, incluindo jovens.
A premissa era segurar nas várias peças de roupa em cima da mesa, peças que estavam a ficar esquecidas no armário ou que já não eram utilizadas com frequência, e dar-lhes uma segunda vida, uma nova oportunidade, transformando-as em novas e apelativas peças de roupa ou acessórios.
Os participantes receberam orientações da equipa de formadoras para que pudessem concretizar a sua ideia para cada objeto, desde a preparação até à finalização das peças, e trocaram opiniões, ideias e impressões, aprendendo muito com esta iniciativa de “reutilização”.
Partindo de calças, t’shirts, retalhos, casacos…criaram-se vários tipos de bolsas, mochilas, coletes (para pessoas e para animais), camisolas…
Para além deste processo de transformação, falou-se ainda da importância de maximizar a vida útil dos objetos que utlizamos – realidade que está mais ao nosso alcance do que julgamos.
Esta Oficina foi um verdadeiro sucesso e acreditamos que com o projeto Estrela Circular continuaremos a sensibilizar a Comunidade para a importância de reutilizar os materiais e objetos já existentes.

Mais novidades e mais oficinas muito em breve.
*