O Fomecas leva “a magia das leguminosas” à Escola 72

O Fomecas leva “a magia das leguminosas” à Escola 72

O Projeto Refeições Escolares Saudáveis – Fomecas saudou o novo ano com um forte desejo de levar mais longe a mensagem de adoção de estilos de vida saudáveis, nomeadamente na divulgação de hábitos alimentares saudáveis junto das crianças e das suas famílias.
Começámos, assim, por dar destaque a um grupo alimentar que é muitas vezes esquecido e pouco atrativo para as crianças: as leguminosas.

Com o objetivo de consciencializar para os benefícios deste grupo alimentar e sensibilizar para o seu consumo, o refeitório escolar da Escola 72 foi palco de uma exposição denominada “A Magia das Leguminosas”. Para além dos cartazes informativos sobre as vantagens nutricionais, foram apresentadas várias leguminosas acompanhadas pelo respetivo cartão de identificação.
As crianças tiveram a oportunidade de contactar com as leguminosas cruas secas (como lentilhas, feijão azuki, feijão encarnado, branco e preto, ervilhas, grão, feijão-frade e feijoca) e frescas (como favas e tremoços).

Numa ação mais alargada, e querendo envolver toda a comunidade escolar, foram expostas, para conhecimento das crianças e respetivas famílias, receitas relacionadas com a temática.
Foi ainda lançado o repto “Vamos partilhar receitas saudáveis com leguminosas!”, sendo que as crianças e respetivas famílias que vierem a participar poderão ver as suas receitas expostas para confeção de todos.

Após uma saborosa refeição onde as leguminosas se viram incluídas, a turma do 4ª B foi convidada a participar num workshop de culinária onde aconteceu a “Magia das Leguminosas”.
A um enquadramento teórico seguiu-se o momento mais aguardado: pôr a mão na massa!
Para entrada, confecionámos Húmus de Tremoço. Depois aventurámo-nos nuns Croquetes de Lentilhas que obviamente levámos ao forno para evitar os fritos! E, para agradável surpresa de todos, foi possível fazer doces com leguminosas: um delicioso Bolo de Feijão Encarnado com Chocolate e umas maravilhosas Broinhas de grão-de-bico.
E acreditem! No momento da degustação de tais iguarias a magia aconteceu…nem acreditavam que estavam a comer leguminosas!
De forma divertida, o Projeto Fomecas continua a possibilitar a aquisição de novas aprendizagens na área da educação alimentar.
Assim, é bom crescer!
*