Mostra do Espólio da Coletividade “Vendedores de Jornais Futebol Clube”

Mostra do Espólio da Coletividade “Vendedores de Jornais Futebol Clube”

Na Rua das Trinas existia, desde 1921, a Coletividade “Vendedores de Jornais Futebol Clube”. Infelizmente, este local repleto de memórias de outros tempos fechou recentemente por não conseguir suportar o aumento da renda do imóvel onde estava instalada.
No entanto, o seu património sobrevive e o seu riquíssimo espólio narra histórias sem fim de uma Coletividade que faz parte da identidade da Estrela.
Esta Coletividade, que organizou a Marcha da Madragoa de 1934 a 1981, conquistou por diversas vezes o primeiro prémio e foi detentora de uma taça de “rainha das marchas” justamente por ter vencido o concurso em três anos consecutivos (1964, 1965 e 1966).
Outro facto curioso e pouco conhecido da maioria é que o Almirante Gago Coutinho, que residiu durante 70 anos na Rua da Esperança, se relacionou de forma muito próxima com esta Coletividade, da qual terá inclusive sido presidente nos anos 40, e à qual legou alguns documentos e objetos pessoais que se revestem de inestimável valor patrimonial.

Pois bem, não ficámos indiferentes a esta notícia e após o encerramento da Coletividade foi-nos doado este valioso espólio.
A Junta de Freguesia da Estrela assume agora a responsabilidade – e a honra – de o preservar e divulgar, aprofundando a sua análise/estudo, e investindo significativamente na sua conservação e restauro, se necessário.

A mostra que está agora patente na Academia Estrela permite divulgar e partilhar com a Comunidade todo este fabuloso património, sensibilizando os fregueses e os não fregueses da Estrela para a memória individual e coletiva que todos estes objetos contêm.

Pode visitar-nos até 2 de novembro na Academia Estrela (Rua do Quelhas, 32).
A entrada é gratuita.
*