Desporto Inclusivo na Academia Estrela com as Manhãs Desportivas

Desporto Inclusivo na Academia Estrela com as Manhãs Desportivas

Na sequência do encerramento do 2º período escolar na Escola Nº 72, e dos projetos desenvolvidos nas Atividades de Enriquecimento Curricular associados ao Desporto Inclusivo, realizou-se, na Academia Estrela, uma Manhã Desportiva dedicada às modalidades de Goalball e Showdown.
Contámos com a visita da ANDDVIS – Associação Nacional de desporto para Deficientes Visuais -, que nos acompanhou nesta iniciativa.

O Goalball é uma modalidade desportiva criada exclusivamente para atletas cegos ou com baixa visão.
Nas competições nacionais, porém, atletas normovisuais (sem deficiência visual), também podem integrar as equipas.
O objetivo do jogo é lançar a bola de modo a marcar golo na equipa adversária.
Todos os jogadores usam viseiras opacas, de modo a assegurar que jogam em condições de igualdade, e cada equipa é constituída por 6 jogadores, sendo que em campo estão sempre presentes 3 jogadores.
Os restantes 3 estão no banco e podem substituir os primeiros, durante o jogo.
Para permitir a orientação dos jogadores em campo, há marcações detetáveis ao toque.

O Showdown é uma modalidade desportiva criada para pessoas com deficiência visual.
O objetivo do jogo é lançar a bola até ao outro lado da mesa de jogo sem que a mesma bata no ecrã central e tentando marcar golo na baliza adversária.
A modalidade pode ser jogada numa sala e requer apenas uma mesa especificamente desenhada para o Showdown, duas raquetes próprias para a prática da modalidade, uma bola com guizos e viseiras opacas.

Esta atividade, com a experiência das duas modalidades, permitiu que todos os alunos da EB1 nº 72 pudessem reconhecer e identificar de forma direta as dificuldades da prática desportiva quando sujeita a limitações, neste caso visuais.
Os alunos do 1º ao 4º ano divertiram-se muito nesta manhã fora do comum e identificaram as dificuldades associadas às modalidades, dando o máximo para conseguirem participar com muito empenho, energia e desportivismo.

A ANDDVIS surge em finais de 2008 com o objetivo de promover e desenvolver a prática desportiva para atletas portadores de deficiência visual de todas as faixas etárias, função que até então pertencia à Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).
A sua missão passa por fomentar, promover, informar e desenvolver o desporto para deficientes visuais a nível nacional, contribuindo para a formação de agentes desportivos, a realização de campeonatos, a preparação de atletas de alto rendimento e a organização de meetings, estágios e torneios internacionais.
As modalidades que apresentam um maior número de praticantes são o atletismo – com resultados de excelência alcançados internacionalmente – e o Goalball.
Nesta modalidade, a ANDDVIS tem a seu cargo a organização do Campeonato Nacional de Goalball, a Taça de Portugal de Goalball e proporciona o treino e participação da Selecção Nacional de Goalball em competições internacionais para que possa dignificar o desporto português em relação à deficiência visual.

Parabéns a todos os participantes!
Na Estrela, acreditamos no desporto em todas as suas vertentes e possibilidades!
*