JUNTAr – Apoiar a Economia Circular em Freguesias

A Junta da Estrela, perante 60 candidaturas aprovadas, alcançou o 5.º lugar a nível nacional do JUNTAr, um financiamento do Fundo Ambiental destinado a Juntas de Freguesia e outras entidades para a implementação de projetos na área da economia circular.
Neste sentido, as Juntas podem apresentar projetos isoladamente ou em parceria com outras Juntas, Universidades, Empresas, ONG’s, Associações Culturais e Sociais, etc.
Na presença do Sr. Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, assinámos o contrato que, com este novo projeto da Junta, vai permitir dar força a este tema e introduzi-lo efetivamente na Estrela, de maneira a envolver diretamente toda a Comunidade.
Estão, assim, previstas ações como a criação de uma plataforma de partilha de recursos e o desenvolvimento de um sistema local de certificação para o comércio local.

Economia Circular “é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado, a economia circular é vista como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos, relação até aqui vista como inexorável.”

Esperemos por mais novidades!