Na sequência do compromisso assumido com a comunidade educativa, a Junta de Freguesia de Estrela volta a colocar instalações próprias ao serviço da educação pública.
Em setembro de 2020, a Junta de Freguesia de Estrela, confrontada com o apelo dos pais perante a eminência de verem os seus filhos deslocados para longe da freguesia por falta de resposta do executivo camarário, não hesitou.
Traçou um plano, meteu mãos à obra e, em duas semanas e em plena crise pandémica, recebeu o 1.º ciclo da Escola Básica n.º 72, disponibilizou salas de aula, transferiu ou terminou atividades que ali decorriam e adaptou o espaço para garantir todas as condições necessárias à instalação de uma valência de educação pré-escolar.
Foi criada uma cozinha totalmente funcional, capaz de assegurar refeições saudáveis e seguras e foram implementadas medidas reforçadas de segurança, fundamentais numa instituição que, sendo normalmente de acesso público, passou a acolher diariamente crianças em idade pré-escolar.
No ano letivo de 2025/2026 voltamos a abrir portas e cedemos o espaço Biblioteca Batista Coelho para receber o Jardim de Infância da Escola Fernanda de Castro.
Com estas decisões, assumimos o nosso papel: apoiar a escola pública e responder, com os meios de que dispomos, às necessidades reais da comunidade. E é com alegria e dedicação que em setembro passamos a ser a segunda casa do jardim de infância, trazendo ainda mais cor, movimento e vozes pequeninas ao coração da freguesia.