Inaugurado “Louvor da Vivacidade” na Avenida Infante Santo

Primeiro, a Junta de Freguesia da Estrela decidiu desafiar Add Fuel (Diogo Machado) para um projeto ambicioso que consistia em compor e preencher a única escadaria da Avenida Infante Santo ainda sem património azulejar.

A Avenida é marcante pelas suas manifestações de azulejo e já estava na hora de contar com um artista contemporâneo para, em dose certa de passado e futuro, criar um painel intemporal, junto ao número 46, com alusões aos murais já existentes, tendo autores como Júlio Pomar, Maria Keil ou Eduardo Nery.

Quarta-feira, 20 de setembro, foi o dia da grande inauguração de “Louvor da Vivacidade”, um trabalho feito em stencil sobre azulejo, com cerca de 200 metros quadrados e com muitos pormenores só alcançados se vistos de perto.

Luís Newton (Presidente da JFE), Add Fuel, Lara Seixo Rodrigues (Mistaker Maker), Paula Roque (Revigrés) e Maria Antónia Pinto de Matos (Museu Nacional do Azulejo) inauguraram este painel que pode, e deve, ser agora apreciado por todos os nossos fregueses.
O artista procurou homenagear a técnica do azulejo como matéria emblemática da nossa freguesia e os vários painéis já existentes na Avenida, cada um com as suas características próprias, encerrando assim a magnífica Rota do Azulejo e contribuindo para o embelezamento de uma das mais movimentadas Avenidas da cidade.

Este projeto de iniciativa da Freguesia da Estrela tem co-produção da Mistaker Maker (plataforma de intervenção artística), e contou com o apoio da Revigrés e apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa, do Museu Nacional do Azulejo e do PISAL – Programa de Investigação e Salvaguarda do Azulejo em Lisboa.

O círculo ficou, assim, terminado, e a Avenida Infante Santo tem, por fim, as seis escadarias repletas de maravilhosos trabalhos de azulejaria.
Aconselhamos uma visita!