Inauguração da Exposição ARQ7 – Projetos Arquitetónicos para a Estrela

A exposição ARQ7 – projetos arquitetónicos para a Estrela – inaugurou na Academia Estrela e pode ser visitada até 8 de julho.

Os alunos do 2.º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa são desafiados a desenvolver, anualmente e em contexto real, propostas arquitectónicas – criativas e inovadoras – para suportar os modos de habitar do presente, na sua capacidade de antecipar também tendências futuras, propondo modelos sustentáveis de uso e ocupação do território.
Reflectir sobre a pertinência (ou não) do re-uso destas estruturas abandonadas, mantendo, ou atualizando as atividades que outrora suportaram foi o mote lançado numa colaboração entre a Junta de Freguesia da Estrela e o Instituto Superior Técnico.

Com a apresentação final dos alunos aos seus trabalhos, reconfirmou-se, em conjunto, a extrema importância de concretizar exercícios académicos num contexto real, num território real, e não apenas em abstrato.
Sentindo o enorme entusiasmo tanto dos alunos como dos professores, foi também um privilégio para a Junta conseguir reunir uma turma de alunos do 2.º ano, durante um ano letivo inteiro, a refletir e a pensar o território da Estrela. Naturalmente, com este intenso exercício coletivo, poderão sair pistas para novas reflexões sobre esse mesmo território e as suas particularidades.

António Barreiros Ferreira | António Ricardo da Costa | Patrícia Lourenço – Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa;

Alexandre Portela, Ana Beatriz Ferreira, Ana Sofia Machado, Andreia Soares, Ângela Monteiro, António de Baère, António Melo, Beatriz Gamboa, Bernardo Pereira, Carolina Bahia, Carolina Moura, Catarina Panóias, Catarina Pereira, Filipe Esteves, Francisca Andrade, Gabriel Bonet, Gabriel Lima, Ilídio Ferreira, Inês Santos, Isabel Guedes, Jaime de Almeida, Joana Franca, Joana Pinto, José Jesuíta, Manuel Pelicano, Manuel Louro, Maria de Sousa, Maria Mendonça, Maria Carlota Leite, Maria Chavinha, Maria João Ribeiro, Mariana Sarmento, Mariana Grenho, Mariana Dias, Matilde Aleixo, Mónica Ribeiro, Pedro Sousa, Pedro Saúde, Ricardo Leitão, Rui Nunes, Rui Silva, Sara Rego, Sara Silva, Sofia Fontes, Susana Ribeiro.