Grandioso Piquenique Musical leva banquete de melodias ao Jardim da Estrela

Grandioso Piquenique Musical leva banquete de melodias ao Jardim da Estrela

A MPAGDP – Música Portuguesa a gostar dela própria actua sob a alçada e recolha de Tiago Pereira desde 2011 e conta já com mais de 2000 projectos.
O principal objetivo é claro: “criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia. Esta consciencialização, que é essencialmente um mecanismo de alfabetização da memória, lembra-nos de que é urgente documentar, gravar e reutilizar fragmentos da memória de um povo”.

No primeiro domingo de setembro, com o apoio da Junta da Estrela, celebrou-se a variedade da música fora de Lisboa, trazendo o cante, os bombos, as violas, os Adufes, as polifonias, os cavaquinhos para o coreto do Jardim da Estrela. O património oral, as danças, o elo de ligação entre comunidades, a tradição, a herança, tudo esteve em destaque no Jardim e criou-se uma atmosfera maravilhosa entre merendas e banquetes musicais, cheios de melodias de todos os cantinhos do país e com muitos intérpretes de várias idades, mais curiosos, transeuntes ou turistas.
Esta celebração coincidiu com o aniversário de Tiago Pereira, por isso a tarde teve vários momentos plenos de alegria, entre as violas de Amarante ou os adufes de Idanha, o piquenique foi festejando a música cheia de alma e almas e a vida, com a certeza de que este legado está em boas mãos.
*

A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e do Jardim da Estrela.Piquenique Musical – Adufeiras de Idanha.

Posted by Celso Antão on Sunday, September 2, 2018

A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e a Gostar do Jardim da Estrela.Piquenique Musical – Adufeiras de Idanha.

Posted by Celso Antão on Sunday, September 2, 2018

Vídeos – Celso Antão  |  Imagens – Celso Antão e Vanda Maria 

São muitas horas de gravação para ver e escutar aqui:
| Página de Facebook |
| Conta de Vimeo |