Foram 14 os vencedores do 1ºConcurso de Montras de Natal da Pampulha

Foram entregues, no passado dia 14 de janeiro, os Prémios e os Certificados de Participação aos 14 estabelecimentos comerciais que aderiram ao 1ºConcurso de Montras de Natal da Pampulha. A iniciativa, no âmbito do Projeto “Pampulha Cria Valor”, revelou o cuidado e envolvimento de todos os comerciantes que, sem dúvida, são vencedores no brio que tiveram com a sua montra.

A loja de Cerâmica Portugal Gifts arrecadou o 1º lugar, seguida da Óptica Atlantis Ópticos e da Pastelaria Boutique Doce Tentação.

A simbólica cerimónia de entrega das distinções contou com a importante presença de alguns comerciantes, da população e dos Parceiros do Projeto que tentam todos os dias Criar Valor na Pampulha.

Com efeito, a Zona da Pampulha nunca tinha tido um Projeto BIP-ZIP aprovado e mantinha-se à margem, votada a um ingrato abandono. Quando a Junta de Freguesia da Estrela submeteu, para aquela área territorial, um projeto com uma visão estratégica que abraça vários parceiros, várias forças vivas locais e que contempla a participação da Comunidade, o “Pampulha Cria Valor” assumiu-se como o virar de uma página há muito esquecida.

Para Luís Newton, Presidente da Junta de Freguesia, “é vital criar respostas, encontrar e resolver aqueles que são os principais problemas e dificuldades, sempre com uma visão estratégica, e o Projeto “Pampulha Cria Valor” é o resultado de todas estas vontades e temos encontrado valiosos parceiros que têm novas abordagens e novas perspetivas, mas com o mesmo objetivo final que a Junta, que é a vossa qualidade de vida e a vossa felicidade.”

O Presidente da Junta de Freguesia da Estrela rematou dizendo que há uma “necessidade de reafirmar a identidade não só de bairro, mas de tradição, de cultura e de história”, sendo premente “revitalizar o comércio local, recuperar a família de bairro, a família de comunidade, convidar a entrar e a ficar”.

Mónica Azevedo do K’Cidade – Fundação Aga Khan, um dos parceiros do Projeto, segue na mesma linha de pensamento reforçando a necessidade de restituir a antiga dinâmica de Bairro. Segundo Mónica Azevedo, “a grande ideia do “Pampulha Cria Valor” é o de criar movimento na Pampulha e zona envolvente, para que as pessoas tenham mais razões para vir para a rua, viver o seu bairro, conhecer mais pessoas e ter o comércio como aliado e simultaneamente poder potenciá-lo.”

Esta primeira edição do Concurso de Montras é mais um passo num trajeto pensado e que todos os dias se faz para que seja sólido e sustentado.

De referir ainda que o Júri do concurso, constituído pela Escola de Comércio de Lisboa, pela Junta de Freguesia da Estrela, pelo Centro Social e Paroquial São Francisco de Paula, pela Fundação Aga Khan e pelo Sr. Pinto Soares, elemento da Comunidade que integra a Lisboa Verde – Associação para defesa dos Espaços Verdes, teve em conta sete critérios de avaliação: a adequação ao tema “Memórias – Histórias e Objetos, a técnica de exposição, o equilíbrio visual, os materiais de apoio e acessórios, a relação decoração/artigo comercializado, a criatividade/originalidade e a iluminação.

Os três primeiros lugares tiveram também um incentivo com um cartão de oferta no valor de 150€, 100€ e 75€ respetivamente, valores que resultam do financiamento do BIP ZIP no caso do 2º lugar e do apoio da Junta de Freguesia da Estrela no caso do 1º e 3º lugares.