Exposição de Presépios e Registos | Fernanda Lopo de Carvalho

Exposição de Presépios e Registos | Fernanda Lopo de Carvalho

Na Biblioteca da Junta está patente, até 8 de janeiro, a Exposição de Presépios e Registos de Fernanda Lopo de Carvalho, freguesa da Estrela.
A inaguração abriu este maravilhoso testemunho de manifestações tão próprias da nossa herança natalícia e recebeu de Luís Newton, Presidente da Junta, imensas palavras de felicitações. Primeiro, por estarmos perante peças tão belas, meticulosamente construídas e cheias de maravilhosos detalhes. Segundo, por se resgatar o que se tem perdido: a tradição do presépio, por oposição à árvore de natal, mais difundida.

Fernanda Lopo de Carvalho, com o seu fascínio pelo restauro e pelas artes manuais, sabe juntar o útil ao agradável: conta com a ajuda dos netos na aquisição de matéria-prima para as suas obras, sejam pequenas pedras ou pauzinhos. Assim, ao longo do ano, vai recebendo vários recursos para os seus “quadros” cheios de encanto.
Num formato de reciclagem e reutilização utiliza elementos provenientes da Natureza e compõe cenários com muita cor, cada um com o seu formato e os seus tons, e cheios de personagens para todos.
Há um presépio, inclusivamente, com figuras animais, para agradar um neto que procurava uma composição do género.

Encontra a principal fonte de inspiração na figura de Machado de Castro, criando presépios e registos – outra tradição desta época – com peças, antigas e com história, de diferentes origens, algumas oferecidas por familiares e amigos, outras encontradas por si. Para a autora, estas criações são símbolo da “união dos seres humanos, dos animais e do divino”, e isso é evidente em cada peça, em cada pormenor.

Até 8 de janeiro, na Biblioteca da nossa Freguesia, venha visitar e conhecer a Exposição de Presépios e Registos de Fernanda Lopo de Carvalho.