Carregar Eventos

Planalto da Estrela – Propostas para uma nova centralidade

19 Abril @ 17:00 - 18 Maio @ 17:00

Gratuito

A exposição “Planalto da Estrela – Propostas para uma nova centralidade” apresenta os trabalhos realizados pelos alunos de Arquitectura do ISCTE.
A inauguração acontece já a 19 de Abril, às 17h00, na Academia Estrela, com a presença dos arquitectos Paulo Tormenta Pinto, João Maria Trindade, Teresa Madeira, Belém Lima e Mafalda Sampayo, ficando disponível ao público até 18 de Maio.
Apareça!
Os projetos foram desenvolvidos pelos alunos do 4º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura (MIA) do ISCTE-IUL, e este trabalho é relativo a uma experiência académica realizada durante o ano lectivo 2016-2017 nas unidades curriculares de Projecto de Arquitectura I e II e ainda na disciplina de Sociedade e Arquitectura. Esta experiência foca-se no desenho urbano e em particular no espaço público.

O estudo promove perspectivas complementares relativas ao plano de pormenor da Praça da Estrela (Basílica e Convento do Santíssimo Coração de Jesus).
A previsão de transformação daquela área da cidade catalisada pela extensão da rede de metro de Lisboa e consequente construção de uma estação no local, com abertura prevista para o ano de 2020, motivou assim o desenvolvimento deste trabalho, no âmbito do qual foram identificadas três zonas de intervenção: Planalto da Estrela, Encosta Infante Santo e Encosta da Lapa.
A formação e a construção da cidade; o território, o espaço e o lugar; o conceito de cidade e a cidade com organização do espaço; e o espaço público fazedor de cidade, são alguns dos temas de análise e diagnóstico preponderantes na análise/intervenção dos alunos.

Assim, este exercício tem por objectivos específicos: a articulação urbana entre o Jardim Guerra Junqueiro, o Hospital Militar Principal (Igreja e Antigo Convento de Nossa Senhora da Estrela) e a Basílica da Estrela; a regeneração e reabilitação do quarteirão do cinema Paris; a articulação urbana entre a Lapa, Campo de Ourique e Necessidades (estruturação da Avenida Infante Santo); o desenvolvimento de conectividades entre a zona da Basílica e o Rio Tejo; a valorização do património existente no local, em harmonia com a envolvente predominantemente habitacional e de pequeno comércio; a definição de propostas para a articulação com a extensão do metropolitano de Lisboa (linha amarela – na Calçada da Estrela); a definição de propostas para resolução da carência de estacionamento que se verifica no local.

19 Abril @ 17:00
Fim: