Carregar Eventos

« All Eventos

“Palavras, Imagens e Sons da Liberdade” | Exposição Comemorativa do 43.º Aniversário do 25 de Abril

20 Abril @ 15:30 - 4 Maio @ 18:00

Gratuito

Em  Abril  de  1974,  a “Revolução dos  Cravos”  transformou a realidade social, política e económica do país. Nas ruas, a vontade de (re)construir a nação, sem opressão e sem medo dominava: a esperança era o mote.
Quarenta e três anos depois, que memórias guardamos deste dia marcante da história do país? Como poderemos partilhar essas memórias com os mais jovens, relembrando-os da importância das heranças da Revolução de Abril?

A Exposição “Palavras, Imagens e Sons da Liberdade” tem como principal objetivo partilhar diferentes tipos de documentos que guardam, de forma muito viva, estas memórias (textos e poemas; fotografias, cartazes e desenhos ; músicas e canções,…), tal como criar um espaço de diálogo e de reflexão com os mais novos.
O que é, para eles, a liberdade?
Algumas possibilidades de resposta a esta questão estarão inscritas em pombas brancas de papel, ilustradas pelas próprias crianças e jovens do PASE da Josefa d’Óbidos, das AAAF e CAF’s da EB1 72 e da EB1 / JI Fernanda de Castro. Estas estarão no espaço da Exposição – do exterior até à Biblioteca, passando pelos corredores da Academia -,  em contraponto com os restantes documentos expostos: o diálogo permanente entre o passado e o presente.

A Exposição integra ainda uma coleção de 25 cartazes alusivos ao 25 de Abril (de 1974 a 2017). Fotografias, desenhos e pinturas; textos e poemas escolhidos para situar / legendar as imagens; um conjunto de livros censurados / proibidos durante o regime salazarista ; livros e documentos históricos sobre o 25 de Abril, incluindo uma seleção de obras dedicadas ao público infantojuvenil.

No contexto da Exposição, a Equipa da Biblioteca assegurará visitas guiadas, sessões de animação da leitura e encontros com grupos escolares (com marcação prévia).

Inauguração da Exposição: 20 de abril | 15h30

20 Abril @ 15:30