Carregar Eventos

• Este evento já decorreu.

Exposição “Maria e Matilde – A Poética da Infância”

5 Abril @ 9:00 - 30 Abril @ 19:30

Matilde e Maria – A Poética da Infância

Menino / Encosta a tua cabeça de seda / No meu ombro.
Contigo, sei escutar / A música mágica do Mundo.
– Matilde Rosa Araújo – “Segredos e brinquedos”, 1999 –

No contexto da celebração das duas efemérides de Abril que destacam o LIVRO como “lugar mágico” e “arca dos tesouros” – o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de Abril) – estará patente na Biblioteca / Centro de Documentação da Estrela a Exposição “Matilde e Maria – A Poética da Infância”.

Esta Exposição tem como principal objetivo revisitar a obra singular de Matilde Rosa Araújo (1921-2010), reconhecida e consagrada como “a fada madrinha da literatura infantojuvenil portuguesa” e de Maria Keil (1914-2012), notável artista plástica e ilustradora, que com ela partilhou a aventura de fazer nascer alguns dos mais belos livros para crianças. Livros inconfundíveis, que marcaram gerações, e que ainda hoje conservam um luminoso encanto e a tocante atualidade da sua mensagem ética e estética.

Matilde e Maria encontraram-se e tornaram-se amigas, em tempos difíceis e sombrios, nada propícios ao livre desabrochar da criatividade, e teceram laços de cumplicidade afetiva e artística que perduraram até ao final das suas vidas.

Patrícia Pais (autora da Exposição “Os Pássaros” – Esculturas inspiradas na Condição Humana) criou uma nova escultura “Matilde e Maria”, que estará patente como símbolo / homenagem ao talento das duas autoras.

Dirigida a todos os públicos e grupos etários e concebida como enquadramento das atividades de animação da leitura, no âmbito do Projeto “A Magia dos Livros”, durante o mês de Abril, poderão ser realizadas visitas-guiadas com animação para grupos escolares (marcação prévia).

Esperamos por todos vós!

5 Abril @ 9:00