Carregar Eventos

« All Eventos

Exposição “António Castilho: Lisboa – 50 Anos de Fotografia”

21 Maio @ 9:00 - 29 Junho @ 20:00

Gratuito

A exposição, de entrada gratuita, inaugura a 21 de maio na Academia Estrela e fica patente até 29 de junho.

Sou fotógrafo e gosto do que faço. Utilizo uma câmara que considero a melhor do mundo. Faz parte do meu ser, compartilha do meu metabolismo. É simples, não tem requisitos automáticos nem particularidades publicitárias. Faz tudo o que quero sem se queixar, é uma companheira compreensiva. Ela ajuda-me naquilo que não posso fazer só e fá-lo com fidelidade. Para representar abstratamente o real que me cerca utilizo a minha companheira. Ela sabe bem a importância do seu trabalho, e, ao dar-me abstrações do real, completa o meu. Se sou eu que escolho as partes e os momentos que quero ver representados, ela, qual parte importante de mim, capta-os.
António Castilho, 2019

António Castilho nasceu em Lisboa, em 1955.
Filho da Escritora Maria Cecília Correia (1919-1993), começa a colaborar, a partir de 1974, na ilustração e edição dos livros da Autora. Em 2017, cria com sua filha Eleonor Castilho o Grupo de Estudos Maria Cecília Correia que se dedica ao estudo e divulgação da obra da escritora.
Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, foi Professor de Educação Visual (3º ciclo) no Ensino Oficial, de 1976 a 2014.
É sócio fundador da Cooperativa de Produção Artística “Sal da Terra” (1983) e da Avis rara Edições (2000). Foi diretor artístico da Revista Crisol. Publicou, em 2002, um livro de poesia, e ilustrou diversos livros.
Como artista plástico participou com desenhos em inúmeras exposições e “utilizou a fotografia para se expor em Lisboa e em outras cidades de Portugal e do estrangeiro” (realizou mais de 60 exposições).

Em 2019 completam-se precisamente cinquenta anos de um percurso feliz pela arte da fotografia – percurso que António Castilho connosco partilha nesta exposição – pretexto para (re)descobrir Lisboa através do seu olhar atento e perspicaz que nos revela inesperadas dimensões da cidade e do seu quotidiano:
“E é assim / Fotografo porque amo / Amo porque sinto necessidade / Necessidade de fotografar.”

Ficamos à espera da sua visita!

Detalhes

Início:
21 Maio @ 9:00
Fim:
29 Junho @ 20:00
Preço:
Gratuito
Evento Categorias:
,

Local

Academia Estrela
Rua do Quelhas 32
Estrela, Lisboa 1200-779 Portugal
+ Mapa Google
Telefone:
808911313