Carregar Eventos

• Este evento já decorreu.

À Descoberta da Estrela: Igreja São Francisco de Paula

22 Janeiro @ 8:00 - 29 Janeiro @ 17:00

Bem-vindos a mais uma sessão da iniciativa “À Descoberta da Estrela”!
O passeio, de entrada gratuita, dá a conhecer melhor os encantos e recantos da Estrela, com todos os seus segredos, histórias e tradições.
Desta vez, encontramo-nos na Rua Presidente Arriaga para visitarmos a Igreja de São Francisco de Paula.

Ponto de encontro:
Na porta da Igreja, Rua Presidente Arriaga, às 15h30.

Inscrições de 22 a 29 de janeiro na Academia Estrela, Rua do Quelhas, 32, entre as 09h00 e as 20h00.
É necessário documento de identificação.

Contamos consigo!

“Imóvel de Interesse Público, o templo apresenta uma fachada severa, constituída por 3 corpos verticais delimitados por finas pilastras, enquadrados por 2 torres sineiras da autoria do arq. Giacomo Azzolini.
É de realçar o eruditismo do pórtico com escadaria nobre de acesso à igreja e o arco aberto no centro da fachada, rematado pela pedra de armas do rei D. José I.
O interior, de nave única, com coro adjacente e 6 capelas laterais, é ricamente decorado com tectos pintados, nomeadamente a cobertura de madeira que possui uma vasta composição cenográfica, da autoria de Inácio de Oliveira Bernardes, mármores, talha dourada e algumas telas de mestres como Vieira Lusitano.
Merece um especial destaque, na capela-mor, o túmulo da rainha D. Mariana Vitória, mulher de D. José I.
O túmulo encontra-se integrado no arcossólio aberto no muro Oeste da capela-mor da Igreja de São Francisco de Paula, desde 1781, altura em que a rainha aí foi sepultada.
Classificado como Monumento Nacional, este monumento funerário, obra da oficina de Machado de Castro, traduz uma arca bojuda, em mármore preto, assente sobre dois leões deitados, executados em mármore branco, e rematada por três aletas com enrolamentos, sobre as quais estão sentados dois pequenos anjos de largas roupagens, também em mármore branco, os quais ladeiam uma peanha, que suporta uma coroa real ao centro”.
Informação retirada daqui.

22 Janeiro @ 8:00