Estrela solidária durante furacão Leslie

Estrela solidária durante furacão Leslie

Devido ao furacão Leslie, na noite de 13 de outubro, a Junta de Freguesia da Estrela disponibilizou técnicos, equipamentos e infra-estruturas para apoiar a população da cidade em situação sem-abrigo para os proteger dos efeitos da tempestade.
O pavilhão foi devidamente preparado para receber até 30 pessoas e as nossas equipas de Apoio Social, em articulação com a Associação Atos de Mudança, começaram a sensibilizar as pessoas em situação sem-abrigo para saírem das ruas por volta das 19h00, por prevenção. Também a Refood Estrela prestou apoio, preparando algumas refeições para bem receber quem precisasse do abrigo do pavilhão.
Para além disso, as nossas equipas de Higiene Urbana verificaram os principais pontos onde, por norma, existe acumulação de água devido à precipitação, evitando que as sarjetas não entupissem pela concentração de água e que os comerciantes recolhessem as suas esplanadas, e na sede da Junta acompanhámos ao detalhe a evolução da situação, estando em permanente contacto com as nossas equipas na rua e atualizando-as em tempo real, cedendo informações e dados pertinentes.
Alertámos a Comunidade nas nossas redes para a possibilidade de vento forte e precipitação, recomendando que verificassem as suas janelas e portas e que não se deslocassem nas ruas, sobretudo em zonas ribeirinhas, durante o período mais crítico da tempestade – entre as 21h00 e as 04h00. Para além disto, alertámos também para o perigo em deixar viaturas e outros objetos perto de árvores, perante a possibilidade de queda de ramos causando danos materiais.
Apesar do alerta vermelho, e para alívio dos lisboetas, o furacão seguiu caminho paralelo à Costa Portuguesa mas sem causar estragos consideráveis na região de Lisboa.

Depois de prepararmos a chegada do furacão, de acompanharmos a sua evolução e de agirmos aquando dos estragos, provámos que na Estrela estamos atentos.