Entrega de Prémios do Concurso de Ideias para o Largo Vitorino Damásio e Praça São João Bosco

Na quinta-feira, 20 de julho, às 18h30, foram anunciados e entregues na sede da Junta de Freguesia da Estrela os prémios do concurso de módulos de restauração para o Largo Vitorino Damásio e Praça São João Bosco.
Este concurso, promovido pela Freguesia da Estrela e assessorado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS), confirmou que a premissa de pensar o espaço público e a sua ocupação é desafiante e merece total atenção por parte de entidades competentes, ao invés de se compor por intermédio de critérios pessoais e parciais.
A OASRS abraçou esta vontade da Freguesia da Estrela e foram recebidas, no total, 36 promissoras propostas em concordância com o grau de responsabilidade que a nossa comunidade exige.

Os prémios foram anunciados pelo painel de júri do concurso: Presidente da Freguesia da Estrela, Luís Newton; Presidente do Conselho Directivo Regional Sul (OASRS), Paula Torgal; arquitecto indicado pela Junta de Freguesia da Estrela, Paulo Pinheiro; arquitecto indicado pela OASRS, Marcelo Dantas.

Para os módulos de restauração no Largo Vitorino Damásio, a sociedade ARCA foi a grande vencedora, na figura de Francisco Cardoso;
referente à Praça S. João Bosco, o primeiro prémio foi entregue ao arquitecto José Maria Gonçalves Vieira.

Simultaneamente, inaugurou-se a exposição dos vários trabalhos apresentados a concurso, que estará patente na sede da Freguesia da Estrela até setembro para quem quiser consultar as múltiplas propostas e conhecer os trabalhos vencedores.
Que esta história de sucesso sirva de paradigma a mais autarquias e mais comunidades visando e garantindo, sempre, o bem-estar dos fregueses e moradores.

Largo Vitorino Damásio:
1º prémio – ARCA