Entrega de Prémios do Concurso de Fotografia “O Quotidiano na Freguesia da Estrela”

No dia 16 de novembro realizou-se a Cerimónia de Entrega de Prémios referente ao Concurso de Fotografia denominado “O Quotidiano da Freguesia da Estrela”.
A Cerimónia teve lugar no Ginásio Nobre da Academia Estrela e incluiu a Exposição de todos os trabalhos apresentados a Concurso (83 fotografias submetidas por 50 fotógrafos), que revelaram a diversidade de olhares de quem fotografou e a diversidade de olhares de quem pôde aprecia-los na Cerimónia.

O Júri do Concurso, constituído por António Homem Cardoso, Marina Luísa da Silva Gorlier, e pelo Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, saudou a participação e o empenho de todos e manifestou a sua satisfação pela grande adesão que esta primeira iniciativa registou.

As seguintes palavras ecoaram na sala: ver e olhar; quantidade e qualidade; atenção a lugares, pessoas, coisas e pormenores; caminhar; (re)descobrir; amor e paixão pela Fotografia e pela Freguesia.

Após as considerações e os elogios do Júri, chegou então o momento da Entrega dos Prémios.
Foram divulgadas as 3 Menções Honrosas, atribuídas a Stefan von Laue (“Fogo Líquido”), João Martins (“Flor Que Não Murcha”), e Luís Sarmento (“Lavadeira das Francesinhas”).
E foram então divulgados os Prémios, atribuídos a Mário Duarte (3º Prémio com “ZIGZAG”), Ana Carolina Santiago (2º Prémio com “Aula de Dança”), e Fernando Barnabé (1º Prémio com “Haja Luz”).

Os elementos do Júri e os autores transmitiram o porquê das suas escolhas e opções relativamente a cada fotografia.

A Cerimónia terminou com a vontade partilhada de que a Comunidade da Freguesia, e seus visitantes, possam usufruir, cada vez mais, desta Estrela rica em imagens, cores, luzes, contrastes e detalhes, em motivos fotográficos e de continuidade do Concurso nos próximos anos. Ficamos à espera de mais atentos olhares!

* Entrega de Prémios do Concurso de Fotografia *