Empratar de forma divertida e criativa? Com o Fomecas é possível!

Nos refeitórios escolares das escolas EB1 Nº72 e EB1/JI Fernanda de Castro, e no âmbito do Projeto Refeições Escolares Saudáveis da Junta de Freguesia da Estrela, há a preocupação de promover a educação alimentar das crianças fornecendo refeições saudáveis mas igualmente saborosas e apelativas. E porque queremos que a hora da refeição seja agradável para os mais pequenos, não podemos descurar a apresentação no momento de servir!
De facto, dar cor ao prato e empratar de forma criativa e divertida é um incentivo ao consumo de produtos naturais em detrimento dos processados, assim como à ingestão dos hortícolas, tantas vezes postos de parte no prato. E como a nossa missão é igualmente educar o palato para sabores, aromas e texturas que geram, logo à partida, a rejeição dos mais pequenos, levámos a criatividade para a cozinha resultando numa refeição que a todos surpreendeu: um boneco, para os meninos, uma boneca para as meninas!
E de que eram feitos os divertidos bonequinhos? Hambúrguer de aves, esparguete, puré de beterraba, puré de maçã, alface, cenoura, beterraba ralada e couve roxa. De forma divertida, estavam representados no prato principal vários dos grupos da roda alimentar (carne, hidratos de carbono, hortícolas e fruta) como se quer numa alimentação equilibrada, variada e completa.
O espanto, a curiosidade e também, para alguns, a pena por desfazer o que tão giro lhes parecia, estavam estampadas nos rostos. O seu sorriso compensou todos os esforços, inclusive da equipa de cozinha, a quem deixamos o nosso imenso agradecimento.
Para que não desistamos da tarefa, por vezes árdua, de alimentarmos de forma saudável as nossas crianças e porque os queremos ver crescer saudáveis e felizes, aqui fica o nosso exemplo.