Eco-Freguesias XXI | 2ª edição: 2018-19

A abertura das Candidaturas a Eco-Freguesia XXI 2019 decorreu com uma sessão de formação no Centro de Congressos do Estoril.
Em nome da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, Luís Newton, Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, participou na Mesa Redonda “Eco-Comunidades: práticas, políticas e estratégias”, com David Gorgulho, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André e João Pimpão, Tesoureiro da Junta de Freguesia de Meirinhas.
Em representação da Junta de Freguesia da Estrela, o Sr. Presidente apresentou alguns dos principais desafios autárquicos no âmbito do desenvolvimento sustentável e das boas práticas ambientais, testemunhando ações positivas que servem de exemplos para outras freguesias.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa -, iniciado em 2014, e visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável.
Com uma candidatura bienal, procura valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesia XXI.

Esta sessão foi integrada no GreenFest;