Dia Municipal das Medicinas Naturais – Feira no Jardim da Estrela

O Dia Municipal das Medicinas Naturais foi assinalado no passado domingo, no Jardim da Estrela, numa iniciativa em parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia da Estrela.
Este dia foi instituído pela Assembleia Municipal de Lisboa de acordo com recomendação do Grupo Municipal PAN (Pessoas, Animais e Natureza), é anualmente assinalado a 15 de julho e a sua temática tem enquadramento na Lei das Terapêuticas não Convencionais, aprovada em 2003.
O programa preparado para esta data, que se celebra pela quarta vez em Lisboa, contemplou um universo de alternativas alimentares e terapêuticas num evento com ‘workshops’ e ações de formação.
Entre as 10h00 e as 16h30, os visitantes da Feira puderam receber tudo o que foi preparado no espaço do Jardim, com especial destaque para a divulgação das Terapêuticas Não Convencionais – como a Osteopatia, a Homeopatia, a Naturopatia, a Acupuntura, a Quiropraxia e a Medicina Tradicional Chinesa – e informar devidamente a Comunidade sobre as práticas desta área.
Puderam ainda experimentar várias modalidades e momentos como Yoga, Chi Kung, Tai Chi, vários tipos de massagens, e aprender a identificar plantas medicinais e comestíveis, ou a utilizar plantas silvestres.
A terminar a Feira, contámos ainda com duas atuações musicais muito especiais: Grupo Coral da Estrela e Grupo de Cantares Tradicionais da Estrela.
O Sr. Presidente fez a sessão de encerramento, lançando o repto de ser muito importante este tipo de evento ter lugar mais vezes no jardim da Estrela, e não só no Dia Municipal das Medicinas Naturais, 15 de Julho, destacando também a importância das mesmas e da sua utilidade para todos a Comunidade.