Dia Mundial da Alimentação – Fomecas na Escola 72

Desde 1979 que o dia 16 de outubro nos interpela a celebrar o Dia Mundial da Alimentação, abrindo espaço à reflexão e sensibilização para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, e, sobretudo, alertando para a fome e desnutrição que ainda existem em muitas partes do mundo.
Em 2018, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) lança a campanha “Fome Zero, para erradicar a fome até 2030”.

No âmbito do Projeto de Refeições Escolares Saudáveis, Fomecas, e reconhecendo a importância desta temática, quisemos envolver as nossas crianças da Escola nº 72 num conjunto de iniciativas de carácter lúdico-pedagógico dinamizadas pelos educadores da Componente de Apoio à Família.

Em vários momentos do dia foram desenvolvidas atividades, como leitura de livros e visionamento de filmes relacionados com a alimentação, o jogo “adivinha qual é o alimento” relacionando alimentação e os 5 sentidos, o jogo de estafetas por equipas interpelando ao exercício físico, assim como à leitura dos rótulos e consciencialização para o excesso de consumo de açúcar nos alimentos processados, e muitos outros desafios, como palavras cruzadas, adivinhas, sopa de letras, etc.
Mas o momento do dia foi, sem dúvida, a chegada do Fomecas! Como se de uma estrela de Hollywood se tratasse, foi acolhido com tal euforia que foi difícil cumprir a missão que o trouxe à escola: distribuir um “shot” saudável, isto é, um sumo de frutos e hortícolas, que pela sua cor, (verde) causou estranheza nos mais pequenos! No entanto, há que insistir, ou não fosse também nossa missão educar o palato para sabores e texturas diferentes e saudáveis!

Querendo ainda alertar para as assimetrias no que toca à distribuição dos géneros alimentícios pelo mundo e a necessidade de uma gestão sustentável dos recursos naturais, levámos a balança para o refeitório e pesámos o desperdício da refeição do almoço, tomando cada um consciência do seu contributo no desperdício alimentar.

Tendo como referência o sucesso no ano letivo anterior, este dia especial contou também com o lançamento junto das turmas do 2º e 3º  anos do projeto Caderno de Receitas da Minha Turma, o qual promove a participação das famílias nesta missão desafiante de educar para uma alimentação saudável.

Foi sem dúvida um dia divertido para as crianças da Escola 72, pois foram participantes entusiastas das atividades propostas. Não só adquiriram mais conhecimentos, como foram interpeladas a pensar criticamente nos desafios do presente para uma participação ativa nos desafios futuros. Em sintonia com a campanha da FAO: “AS NOSSAS AÇÕES SÃO O NOSSO FUTURO”