Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis – Escola Fernanda de Castro

Hoje, a Escola Fernanda de Castro comemorou o Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis, abrindo espaço às crianças e comunidade escolar para a reflexão sobre a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, nomeadamente na alimentação.
No âmbito do Projeto de Refeições Escolares Saudáveis e da Componente de Apoio à Família, e em cooperação com os professores titulares de turma, criaram-se momentos, dentro e fora da sala de aula, que permitiram às crianças aprender, de forma divertida, noções básicas para a prática de uma alimentação saudável.
O dia foi dinamizado com diversas atividades lúdicas, como o visionamento de filmes, a leitura de livros, jogos e a realização de trabalhos e fichas didáticas.
Mas porque a prática deve acompanhar a teoria, as nossas crianças foram surpreendidas com um sumo saudável que causou espanto pela sua cor e sabor!
Depois de tentarem adivinhar a composição do mesmo, ficaram a saber que, com maçã, espinafres, limão, pepino e aipo, se faz um sumo delicioso e que tão bem faz à saúde!
Mas, verdade seja dita, a grande surpresa foi quem serviu o sumo: o Fomecas! Como sempre, foi ele a estrela da companhia, para grande alegria das crianças.
E porque é tão importante aliar uma escolha equilibrada dos alimentos às técnicas de confeção dos mesmos, alunos do 1º e 2º anos tiveram oportunidade de preparar o acompanhamento de legumes, o que se tornou num momento bastante divertido: transformar cenoura, curgete e abóbora em “esparguete”, acrescentar folhas de manjericão (para evitar o sal) e um fio de azeite, e levar por breves minutos ao forno, foi o que bastou para dar ao prato um sabor divinal.
Esta também foi a oportunidade para lançar uma vez mais o projeto de “Caderno de Receitas da minha Turma”, que promove a participação das famílias nesta missão desafiante de educar para uma alimentação saudável.
Foi, sem dúvida, um dia muito saudável e divertido para as nossas crianças da Escola Fernanda de Castro! Porque queremos que as nossas crianças cresçam saudáveis e felizes!