Dia Aberto – uma viagem pela Junta de Freguesia da Estrela

Um grupo de jovens “jornalistas” que integram o Projeto da Newsletter “Eureka” do PASE participou no Dia Aberto e foi conhecer, “por dentro,” a Junta da Estrela.
Primeiro, começaram por entrevistar o Presidente da Junta de Freguesia, Luís Newton.
As questões foram apresentadas ao Presidente, no seu Gabinete, e aí preencheram uma ficha de identificação criada pelo grupo com o intuito de ficar a saber algumas curiosidades pessoais, como por exemplo qual o prato, a cor e a disciplina preferidas, qual a viagem de sonho, o que queria ser quando era criança e o hobby a que gostaria de dedicar mais tempo (se não tivesse a agenda tão preenchida!).
Depois desta introdução mais pessoal, falou-se sobre a motivação e os desafios de ser Presidente de Junta, quais os obstáculos que surgem e as responsabilidades inerentes a esta profissão (que não conhece horários convencionais).
Newton disse ser “uma enorme felicidade poder ser útil às pessoas que, na verdade, são os meus vizinhos” e que todo o trabalho é feito em prol do bem-estar das pessoas que estão na Estrela, seja porque habitam, estudam, trabalham ou passeiam neste território.
O Presidente falou ainda das suas raízes, do crescimento na Freguesia e do “projeto de proximidade à Comunidade”, que tem pautado o seu trabalho e o dos vários departamentos da Junta.
Sendo este um “território que conhecia como a palma da minha mão”, não se imaginava Presidente noutra Freguesia lisboeta que não aqui.
Este motivado grupo de entrevistadoras foi anotando tudo com muito detalhe para, posteriormente, construírem a newsletter a testemunhar o que se passou, que será enviada aos encarregados de educação.
Perante a total atenção destas competentes “jornalistas”, Luís Newton explicou ainda como funcionavam os serviços da Junta e confessou que os grandes desafios para 2019, já que “quem corre por gosto não cansa”, contemplariam sempre a ideia de que “apesar de tudo, está sempre tudo por fazer”, confirmando que nunca é bom sinal que as pessoas se contentem com o que já foi cumprido, não compreendendo que há sempre muito por cumprir.
Com uma conversa cheia de referências, conselhos e curiosidades, o Presidente levou o grupo a conhecer as instalações da sede, na Rua Almeida Brandão, visitando os principais espaços de trabalho da Junta e percebendo, afinal, como são os bastidores da ação.
Foi uma tarde em grande e agora aguardamos o relato atento das jovens jornalistas que, certamente, não perderam pitada!