Conferência sobre o Impacto do Turismo nas Comunidades Locais – Turismo nos nossos Bairros

O turismo na perspectiva autárquica foi o tema desenvolvido por Luís Newton, Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, que participou como orador no debate sobre o Impacto do Turismo nas Comunidades Locais, promovido pela Universidade Europeia.

As comunidades locais sofrem cada vez mais com o impacto deixado pelo turismo e foi nesse contexto que as alunas da licenciatura de Turismo decidiram abordar o tema, usando os visitantes do bairro da Madragoa como análise para esta problemática. Este bairro é um dos exemplos que sente as consequências do aumento significativo de visitantes em Portugal.

O turismo ajuda ao desenvolvimento da economia nacional, permite a reconstrução e beneficiação de zonas degradas e cria vários postos de trabalho. Em contrapartida, assiste-se a uma perturbação constante do que é considerado o quotidiano dos bairros históricos. Os espaços urbanos sofrem uma enorme pressão e, em consequência, afastam a população.

O Presidente da JFE destacou “um vilão” no turismo em Lisboa: a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Turismo, uma vez que é da responsabilidade destas entidades a regulamentação para que o turismo em Lisboa não tenha os impactos negativos que se registam actualmente.

Também durante a sua intervenção, o presidente da JFE focou a importância de se manter a limpeza do espaço urbano, comparando a relevância deste fator com o momento em que se recebe visitas em casa.

A primeira impressão que os visitantes levam é a que as ruas lhe apresentam e, na Estrela, existe a preocupação de manter uma casa arrumada e que receba bem os seus convidados.

A conferência, organizada por uma moradora da freguesia, teve ainda a participação de Cláudia Gouveia e Sérgio Guerreiro, docentes na Universidade Europeia, e Teresa Leal, blogger e gestora de marketing na TAP.