Conferência “Metro Estrela – Santos”

Conferência “Metro Estrela – Santos”

Na manhã de sábado, 9 de março, a Junta de Freguesia organizou uma conferência sobre a expansão da rede de metro “Estrela-Santos”, debatendo a significativa intervenção que irá decorrer nos próximos tempos na nossa Freguesia. Tal não teria sido possível sem que tivessem chegado à Junta múltiplas comunicações e preocupações dos moradores perante a construção desta nova ligação.

Moderada pelo Presidente da Junta, Luís Newton, contámos com a participação do Dr. Ricardo Machado, do Metropolitano de Lisboa, do Professor Mário Lopes, do Instituto Superior do Técnico, e do Engenheiro Santos e Silva, ex-diretor de Engenharia e Desenvolvimento de Infraestruturas do Metropolitano, que nos ofereceram opiniões e pontos de vista distintos sobre este empreendimento.

Esta foi a primeira vez que o Metropolitano de Lisboa marcou presença numa iniciativa autárquica, mostrando-se interessado em esclarecer a população quanto ao projeto e quanto às interferências que possam vir a existir na Freguesia.

Desde os primeiros relatos desta expansão que a população tem demonstrado alguma apreensão relativamente ao conjunto de alterações que podem ocorrer no nosso território durante e após a intervenção do Metropolitano de Lisboa. Uma das maiores preocupações prende-se com a perturbação dos circuitos tradicionais e do quotidiano dos moradores, pois obras desta envergadura provocam, naturalmente, alguma inquietação. Da parte dos moradores que habitam a encosta surgiu um grande desassossego relativamente à instabilidade que os terrenos sedimentares têm na encosta que liga a Estrela a Santos.

Questões como: que zonas devem encerrar (impossibilitando o acesso e perturbando a mobilidade)? Que zonas vão servir de estaleiro, com condicionamentos na sua envolvência? Que preocupações devemos ter em relação aos edifícios na encosta e de que forma esta intervenção pode afetar as construções envolventes? – foram algumas das questões mais proeminentes que puderam ser esclarecidas nesta conferência.

Luís Newton informou que a Junta da Estrela prestará apoio à Comunidade no que for necessário para estabelecer o contacto com os responsáveis pela obra durante o seu decorrer e que, em breve, estarão disponíveis no site da Junta as várias intervenções e apresentações realizadas nesta conferência, sendo criado um espaço digital para recolha de questões dos moradores.

Deixamos o nosso agradecimento a todos os intervenientes e a todos os que participaram e expuseram as suas preocupações e comentários, permitindo que esta conferência tenha sido um enorme sucesso e extremamente útil para o esclarecimento da nossa Comunidade.

É bom viver na Estrela.
*