Concurso Nós Reciclamos – reutilizar com criatividade

Concurso Nós Reciclamos – reutilizar com criatividade

A apresentação à Imprensa da edição de 2018 do concurso-projecto “Nós Reciclamos” aconteceu no Atelier de Joana Vasconcelos.
A Junta da Estrela, através do Sr. Presidente Luís Newton, marcou presença em mais um ano que contou com a nossa participação neste pertinente concurso.
O projecto foi lançado pela PSP e pretende, sobretudo, alertar os mais novos para a importância de se preservar a Natureza e o Ambiente, concentrando-se sobretudo nos grupos mais jovens e nas associações que actuem com idosos, a fim de se pensar na reutilização de materiais usados/recicláveis, transformando esses materiais usados em novos produtos com vista à sua reutilização, contribuindo assim para a conservação e melhoramento do meio ambiente.
Naturalmente, este projecto pretende, também, reforçar os laços de proximidade da Instituição PSP com os dois extremos etários mencionados (crianças e jovens/idosos).

Esta iniciativa conta com a parceria da Fundação Joana VasconcelosSanta Casa da Misericórdia de Lisboa e visa sensibilizar a comunidade para os benefícios da Reciclagem realizada com criatividade.
Um novo design dos clássicos chapéus da Polícia foi criado pela artista plástica, através de padrões em renda, em diversas cores, permitindo que se acredite nas imensas possibilidades da criação e da criatividade com a ajuda de materiais imprevisíveis – como a renda, aqui exemplificada.

À semelhança do que aconteceu em Março, com os dois dias de atelier para crianças e seniores na Loja de Freguesia do Ceuta Sul, esta iniciativa é ímpar na forma como consegue reflectir perante os desperdícios e olhar para as coisas usadas e gastas com novos olhares, dando-lhes outra vida.

A Reciclagem é um importante processo de conversão de desperdício em material ou produto de utilidade. Com a devida prática da reciclagem é possível reduzir a poluição do ar e da água, o consumo de matérias-primas e a utilização de energia. Este processo tem também a capacidade de reduzir a necessidade do tratamento do lixo e a emissão de gases de efeito estufa, sendo um componente essencial da gestão de resíduos e fazendo parte da hierarquia “reduzir, reutilizar e reciclar”.
*