Almoço de lançamento da campanha – “O Meu Mais Próximo: A Outra Face do Meu Negócio”

Neste domingo, dia 20, foi tempo de apresentar e lançar a campanha “O Meu Mais Próximo: A Outra Face do Meu Negócio” à Comunidade.
Assim, com o apoio e generosidade de vários parceiros, foi realizado no pátio da Escola Fernanda de Castro, na Tapada das Necessidades, um almoço muito especial envolvendo cerca de 70 idosos sinalizados pela Junta de Freguesia, Centro Social e Paroquial São Francisco de Paula e Assistência Paroquial de Santos-o-Velho. Estes elementos foram escolhidos por se encontrarem numa rotina de solidão e esta ação de sensibilização foi o ponto de partida ideal para a apresentação do projeto.
O almoço contou com a presença de Luís Represas, que levou muita música, animação, alegria e boa disposição a todos os envolvidos.

Como referiu Luís Newton, Presidente da Junta de Freguesia, “um dos objetivos existentes, enquanto autarquia, é podermos prestar apoio direto à Comunidade e as instituições de solidariedade social presentes na Estrela fazem um trabalho de extrema importância no nosso território. Tantas vezes as equipas responsáveis na construção de mais e melhor Comunidade abdicam do seu tempo pessoal, da sua família, em prol de terceiros, e é este espírito solidário e este espírito de proximidade que aqui honramos. É justamente a pensar na Comunidade que trabalhamos todos os dias e tentamos fazer a diferença. Hoje, todos os presentes são os meus mais próximos”.

Este momento de convívio e fraternidade apenas foi possível graças à ajuda da Junta de Freguesia da Estrela, Come Prima, Geographia, Vinhos Lagoalva, Mercearia da Mila, Carrocel, Gleba e Festa Aluga.
Também os parceiros Isabel Lara/Design em Pano, Mundo em Papel, O Mercadinho e La Boulangerie estiveram representados neste almoço e todas as entidades foram imprescindíveis com os seus contributos e apoio à logística, a quem deixamos um forte agradecimento.

O projeto do Centro Social e Paroquial São Francisco de Paula recebe, deste modo, todo o nosso apoio neste início de campanha e acreditamos, de igual maneira, que aliviar o sofrimento de quem se encontra mais próximo é uma prioridade. Deixamos os nossos desejos de bom sucesso para este projeto nas mãos do Centro Social e Paroquial e muito agradecemos a todos pela generosidade e espírito de Comunidade.
Na Estrela, somos solidários!

O que é “O Meu Mais Próximo”?

Com o projeto “O Meu Mais Próximo”, o Centro Social e Paroquial São Francisco de Paula pretende alertar a Comunidade para a realidade da solidão e pobreza que existem em cada rua, na porta ao lado da nossa, envolvendo-a na resposta que damos e que queremos fazer chegar a quem mais precisa. O sonho de uma verdadeira Comunidade, em que uns se preocupam com outros e de alguma maneira se responsabilizam, criam um vínculo afetivo e aliviam o sofrimento de alguém, não é uma utopia. É possível acreditar na atenção ao próximo e na partilha. Apenas assim conseguimos lutar contra a solidão, a grande batalha de 2019!

Foi lançado o desafio ao Comércio Local de se unir nesta campanha contra a solidão e de partilhar os lucros com o Centro Social e Paroquial São Francisco de Paula, durante este ano, mostrando que a preocupação com o próximo é a outra face do respetivo negócio e que todos juntos conseguimos fazer mais. Se cada um partilhar um pouco e contribuir, mesmo que simbolicamente, com géneros ou dinheiro, permite, com tudo junto, dar um passo concreto na vida de pessoas concretas. Imediatamente, várias entidades aderiram.
Sempre sensível aos problemas dos mais suscetíveis, a Junta de Freguesia da Estrela associou-se desde logo à campanha, pois este é um problema e uma preocupação da nossa Comunidade.