Um lanche saudável com o Fomecas

Um lanche saudável com o Fomecas

Para assinalar o encerramento do ano letivo na escola EB1/JI Fernanda de Castro, a Junta de Freguesia da Estrela proporcionou, no âmbito do Fomecas – Projeto de Refeições Escolares Saudáveis, um lanche para crianças, familiares e amigos num ambiente de alegre convívio e animada festa, na qual marcou também presença, claro, o nosso amigo Fomecas.
Coerente com todas as atividades de sensibilização para a adoção de hábitos alimentares saudáveis desenvolvidas no decorrer do ano letivo, este lanche teria de ser necessariamente um lanche especial…um LANCHE SAUDÁVEL e, ainda assim, saboroso e apelativo para pequenos e graúdos.
Conscientes de que a escola é um excelente veículo de modelação comportamental, fomos para a cozinha e pusemos, literalmente, a mão na massa!
Desta feita, procurou eliminar-se ao máximo os alimentos processados, ricos em gorduras e açucares e colocar sobre a mesa alternativas mais salutares.
Assim, foram feitos sumos naturais e deliciosos batidos de morango e de banana. Apostou-se na oferta de fruta da época e ousámos na oferta de hortícolas crus (crudités e saladas) e confecionados (quiches de legumes e almôndegas de brócolos) acompanhados de molho de iogurte, húmus e pasta de atum.
O Fomecas também contribuiu com as suas mini-pizzas saudáveis, cuja massa foi feita com puré de couve-flor. E porque em dia de festa não podem faltar sobremesas, a nossa opção saudável apresentou panquecas de aveia e banana feitas ao momento, doces de gelatina sem adição de açúcar e, para finalizar, o conforto de bolos caseiros de iogurte e um divertido bolo “coelhinho” de agrião que foi um sucesso à mesa!
A realização deste lanche saudável permitiu cumprir dois objetivos:
promover o sentido de dever de todos os agentes de socialização na educação alimentar das crianças, assim como tornar evidente que é possível fazer a festa com uma alimentação saudável, apelativa e equilibrada energeticamente.
Agradavelmente surpreendidos, todos ficaram muito satisfeitos, inclusive o Fomecas!
*